Os maiores de 60 anos já estão a ser chamados para a vacinação contra a covid. A toma das vacinas está na modalidade de casa aberta para os idosos com mais de 75 anos.
Quem tem mais de 65 anos, também será chamado para tomar a vacina da gripe.
Desde que começou a campanha de vacinação em setembro, mais de 1,6 milhões de pessoas já receberam as doses de reforço contra a covid-19 e cerca de 1,7 milhões tomaram a vacina da gripe.
"Estamos a vacinar ao ritmo que pretendíamos. Nós fizemos um plano para vacinar três milhões de pessoas e estamos a meio do processo. Já vacinamos mais de 1,5 milhões de pessoas. O plano está a ser cumprido", garantiu, esta quinta-feira, o coronel Penha Gonçalves, em declarações à SIC.
O coordenador da task force da vacinação acrescentou que 97% dos utentes dos lares estão imunizados. "Há uma fração de utentes dos lares que estamos a vacinar nestas últimas semanas, mas é residual", correspondendo a locais onde houve surtos de covid mais recentes.
Penha Gonçalves remete para a Direção-Geral de Saúde a decisão sobre um eventual alargamento do reforço da vacinação contra a covid à população em geral, mas dá conta que não tem qualquer informação nesse sentido. "Temos a noção de que os casos podem estar a aumentar e, quanto mais depressa as pessoas se vierem vacinar, melhor será para elas e para todos nós", adverte o coronel.
A campanha sazonal de vacinação prolonga-se até dezembro.