Desporto

Estoril - Benfica: bicicleta de David Neres leva águia até aos oitavos 

O Benfica venceu esta quarta-feira Gerardo Santos / Global Imagens

Brasileiro aproveita oferta de Daniel Figueira e assina o único golo do jogo com nota artística. Encarnados jogaram a segunda parte com mais um, mas nunca conseguiram descansar

Um golo com nota artística de David Neres, já na segunda parte, permitiu ao Benfica vencer, ontem, o Estoril e garantir um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal. As águias, mesmo com a melhor face - Schmidt só trocou Chiquinho por Neres em relação ao duelo da Liga - e a jogar com mais uma unidade, durante quase toda a segunda parte, só conseguiram um triunfo justo, mas sofrido, pela diferença mínima. E foram uma sombra do conjunto que goleou o mesmo adversário no fim de semana. Mesmo sem brilhar, a águia foi pragmática e selou o 24.º jogo sem perder.

Houve menos inspiração, dinamismo e, aparentemente, frescura física. Mas, por outro lado, também existiu um Estoril mais competente a defender - Nélson Veríssimo utilizou os quatro atletas impedidos de jogar para a Liga -, combativo e que nunca atirou a toalha ao chão. Dois erros graves (expulsão de Geraldes e, principalmente, a fífia de Daniel) acabaram por destruir a resistência canarinha.

O Benfica privilegiou a ala direita na procura da inspiração de Neres, mas seria Grimaldo, na fase inicial, a levar a bola à barra. O Estoril, ativo e lutador, assustou com Tiago Gouveia.

Num duelo mais calculista e prudente do que o anterior (o erro num jogo a eliminar parecia pesar), Rafa ainda desperdiçou uma ocasião clara, o empate era o resultado natural ao intervalo.

Os canarinhos entraram embalados com a emoção que se sentia nas bancadas, mas foram rapidamente golpeados num contra-ataque que motivou a expulsão de Geraldes.

Daniel Figueira negou o tento a Grimaldo, mas os estorilistas ficaram condenados a jogar em inferioridade. A partir daí, as águias ocuparam o meio campo rival, perante um Estoril disponível para contra-atacar. Dani Figueira ainda venceu o duelo com Rafa, mas depois borrou a pintura e deixou Neres brilhar.

Até final, o onze da Linha ainda conseguiu libertar-se em algumas ocasiões, mas a eliminatória não se alterou.

Veja o resumo do jogo: