Paços de Ferreira

Viu o Freamunde na internet e veio de França para jogar

Bamba, de 19 anos, tem visto de residência em França Mónica Ferreira

Jovem gabonês apareceu sem avisar. Quer ser futebolista mas presidente diz que não há condições para ficar no clube

Bamba Faal sonha ser jogador de futebol. E para marcar "golo" na vida, o jovem africano de 19 anos, natural do Gâmbia, meteu-se num autocarro e rumou de França, onde reside, até Freamunde, em Paços de Ferreira, e bateu à porta do clube local, a dizer que queria jogar futebol. Agora, o clube não sabe o que fazer com o aspirante a jogador e pediu ajuda ao serviço social da Câmara de Paços de Ferreira.

"Ligaram-me na tarde de sábado a dizer que estava lá um jogador para jogar no Freamunde. Mas eu não tinha contratado ninguém e, por isso, foi uma surpresa absoluta a chegada de um reforço não encomendado", contou esta quinta-feira ao JN Hernâni Cardoso, presidente do Sport Clube de Freamunde.

Nessa tarde, o jovem, que só fala francês, contou ao presidente que veio para jogar futebol. Disse que achava que em Portugal podia ter uma oportunidade e que viu o nome do Sport Clube de Freamunde na internet. Então, sozinho, meteu-se num autocarro para uma viagem desde França até à cidade freamundense para tentar um lugar na equipa que disputa o campeonato da Divisão de Elite Pro-Nacional da Associação de Futebol do Porto.

Hernâni Cardoso não sabe o que fazer com o jovem e desconfia da história que este conta. Acredita que possa ter vindo para Portugal "com promessas de carreira" e que foi abandonado às portas do seu clube, deixado à sua sorte.

O responsável do Freamunde arranjou a Bamba Faal um lugar para dormir e tem-lhe assegurado a alimentação, mas confessa que não tem "condições para o contratar ou para o acolher". "Não posso ficar com ele aqui. Quero ajudar, mas não sei o que fazer", repete o presidente, dando nota de que já contactou os serviços sociais do município para ajudar na resolução do problema.

Bamba Faal contou hoje ao JN que nasceu na Gâmbia, em África, e que foi para França há uns anos, de barco, tendo passado pelo Senegal. Por ser menor, adquiriu o estatuto de vítima, que lhe deu direito a um visto de residência, que lhe permite morar em França.

Contudo, este visto de residência só permite que Bamba esteja 90 dias fora do país. Passado esse período, é obrigado a regressar, sob pena de ser considerado ilegal no país onde estiver.

Câmara vai ajudar

Fonte da Câmara de Paços de Ferreira afirmou ter tido conhecimento da situação esta quinta-feira, através do presidente do Freamunde e que amanhã uma equipa de técnicos, apoiada por psicólogos, irá deslocar-se a Freamunde, no sentido de se inteirar melhor da situação e de proceder ao alojamento temporário de Bamba Faal. A autarquia dispõe de uma equipa de Ação Social, especializada no apoio e acompanhamento de situações de emergência, como esta em que se encontra o jovem gabonês.