Desporto

Vendaval de bom futebol leonino humilha guerreiros

O Sporting goleou o Braga Gerardo Santos / Global Imagens

Sporting goleia Braga com golos de Inácio, Paulinho, Pedro Gonçalves, Trincão e Edwards. Equipa de Ruben Amorim apura-se e deixa minhotos fora da final four da Taça da Liga

Um vendaval de bom futebol do Sporting esmagou o Braga, por 5-0, e os leões tornaram-se na primeira equipa apurada para a final four da Taça da Liga. Mesmo com equipas iniciais mais perto das que são habitualmente titulares, os minhotos ajoelharam-se perante o poderio do adversário, que, aos sete minutos, já vencia por dois golos, com assinatura de Inácio e de Paulinho. Até ao intervalo marcou outros três, por Pedro Gonçalves, Trincão e Edwards.

Com Pote no miolo por troca com Morita, o Sporting entrou com o pé no acelerador e quase não teve de esperar até inaugurar o marcador. Após uma defesa incompleta de Matheus, Inácio só teve de empurrar para o fundo da baliza e, logo depois, uma assistência de cabeça de Trincão permitiu a Paulinho selar o 2-0.

Frente ao Braga, totalmente incapaz de ter a bola, de efetuar pressing ou de jogar em profundidade, os leões passearam nos 45 minutos iniciais. Pote marcou o terceiro, de penálti, após falta sobre Edwards na grande área, e Trincão fez o quarto após bom passe de Nuno Santos. Nos descontos, Edwards cobrou um castigo máximo.

Pelo meio, Artur Jorge, tentou alterar o rumo dos acontecimentos com as entradas, aos 30 minutos, de André Horta e de Victor Gómez, mas a filosofia de jogo da equipa manteve-se igual, sem rumo nem coerência. Após um ciclo de cinco triunfos, o Braga deu um valente tombo.

No reatamento, o duelo foi mais equilibrado, os minhotos revelarem-se mais atrevidos, com uma ou outra oportunidade, mas os leões, com uma noite de gala, continuaram a exercer um domínio total. Muito bem no capítulo individual, com destaque para as exibições de Paulinho, Trincão e Edwards, somaram a sexta vitória consecutiva e estão prontos para o reinício do campeonato.

Veja o resumo do jogo:

Rui Farinha