Desporto

Duelo de goleadores em dérbi à portuguesa

Gonçalo Ramos EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Já sem Darwin Núñez e Pablo Sarabia, Benfica e Sporting reencontram-se na Luz, agora com Gonçalo Ramos e Paulinho na pele de principais matadores.

A forte probabilidade de haver golos no Benfica-Sporting de amanhã confere a Gonçalo Ramos e a Paulinho, os melhores marcadores das duas equipas, a chance de vestirem a pele de heróis prováveis no primeiro dérbi lisboeta desta temporada.

Apenas com um nulo nos últimos 34 jogos entre ambos (Liga de 2017-18, em Alvalade), Benfica e Sporting deverão apostar no ataque, à procura de levar a melhor.

Com o Benfica na liderança isolada e a tentar reforçar a supremacia na Liga, o Sporting, que se encontra na quarta posição, tentará reduzir de 12 para nove pontos a desvantagem para o rival. A equipa lusa com mais golos nesta época (76, à frente do F. C. Porto, que tem 74), do ponto de vista individual tem em Gonçalo Ramos o jogador que mais se destaca. O avançado algarvio leva 15 golos, nove dos quais na Liga, onde reparte o lugar cimeiro com o portista Taremi.

Numa época marcada pela ida ao Mundial 2022, onde se destacou no hat-trick à Suíça (6-1), Gonçalo Ramos já tem o melhor registo de sempre como sénior, na concretização. Porém, leva três jogos seguidos em branco (Braga, Portimonense e Varzim) e, desde que veio do Catar, só faturou com o Moreirense, no empate a um golo que valeu o adeus da equipa à Taça da Liga.

Esta será a quarta vez que Gonçalo defronta o Sporting. Nas anteriores, todas na época passada, ficou em branco.

No lado leonino, Paulinho é o melhor marcador, com nove golos, a par de Pedro Gonçalves e de Edwards, mas o ponta de lança luso tem menor tempo de utilização. Dois terços dos tentos nesta época foram apontados na Taça da Liga. Tirando o recente jogo com o Marítimo, o jogador natural de Barcelos está em boa forma, tendo marcado cinco golos nos três encontros anteriores ao dos Barreiros.

Paulinho já marcou por duas vezes ao Benfica. A primeira, ainda no Braga (2017/18, derrota por 1-3) e a segunda na época passada, pelos leões (triunfo por 3-1).

Números à parte, Gonçalo e Paulinho dão toque luso à arte de golear, substituindo, nas respetivas equipas, Darwin Núñez (Uruguai) e Pablo Sarabia (Espanha), respetivamente, jogadores que na época passada foram os melhores goleadores de cada equipa e entretanto foram embora.

SEGURANÇA

PSP pede aos adeptos para chegar cedo à Luz


A Polícia de Segurança Pública (PSP) pede aos espectadores para amanhã chegarem atempadamente à Luz. O jogo é considerado de "risco elevado" e as portas abrem às 16 horas, duas horas antes do início do dérbi. "Pedimos que as pessoas preparem a deslocação de forma atempada", disse o intendente da PSP, Francisco Alves, sugerindo que os adeptos utilizem os transportes públicos, até porque algumas vias de acesso ao recinto vão estar condicionadas. Nas bancadas deverão estar cerca de 60 mil pessoas.

João Faria