Desporto

Open da Austrália: Nuno Borges afastado, Nadal vence e Kyrgios desiste

Nuno Borges foi afastado do Open da Austrália por Lorenzo Sonego Paul CROCK / AFP

O português Nuno Borges caiu na primeira ronda do Open da Austrália, perante o italiano Lorenzo Sonego. Por sua vez, Rafael Nadal afastou o britânico Jack Draper, enquanto Nick Kyrgios, lesionado, anunciou a desistência do torneio.

Nuno Borges foi afastado do Open da Austrália na primeira eliminatória pelo italiano Lorenzo Sonego, numa partida que teve quatro sets. Sonego venceu pelos parciais de 7-6 (4), 6-3, 6-7 (6) e 6-1.

Nuno Borges era um dos dois tenistas portugueses com acesso ao quadro principal do Open da Austrália, o primeiro "major" da temporada, que começou hoje e decorre até 29 de janeiro, em Melbourne Park.

O outro português na competição é João Sousa, número um nacional e 82.º classificado no ranking ATP, que vai disputar a sua 12.ª edição no "Happy Slam".

Na abertura do Open da Austrália, o tenista vimaranense terá como primeiro adversário o espanhol Roberto Bautista-Agut, que figura no 26.º lugar na classificação ATP, e com quem mantém um duelo equilibrado (3-3) no confronto direto.

Quanto a Rafael Nadal iniciou a defesa de seu título no torneio com uma luta de quatro sets para uma vitória sobre o britânico Jack Draper.

Nadal não estava na sua melhor forma, mas conseguiu vencer Draper por 7-5, 2-6, 6-4 e 6-1, numa partida que durou mais de três horas e meia na Rod Laver Arena. Esta foi a primeira vitória de Nadal em 2023.

As norte-americanas Jessica Pegula, Coco Gauff e Danielle Collins, vice-campeã de 2022 em Melbourne Park, passaram à segunda ronda na competição feminina.

A maior surpresa do dia, até ao momento, foi a desistência do finalista de Wimbledon, Nick Kyrgios, que deverá ser operado ao joelho esquerdo.

"É um dos torneios mais importantes da minha carreira, não foi nada fácil", disse o jovem de 27 anos, que nunca passou dos quartos-de-final em Melbourne.

"Estou destruído [psicologicamente]", admitiu Kyrgios. "Não tenho dúvidas de que voltarei ao meu melhor e jogarei o ténis que tenho estado a jogar", acrescentou.

O fisioterapeuta do desportista, Will Maher, disse, por sua vez, que Kyrgios estava a ter "problemas no joelho há cerca de uma semana". "Não é uma lesão grave e ameaçadora para a carreira", explicou Maher.

"Nick quer ter a confiança necessária para jogar os sete jogos necessários para chegar ao título, que são potencialmente sete vezes três horas. Só entrar no court de ténis não é suficiente", notou.

JN/Agências