Desporto

SAD quer garantir Diomandé e renovar com Ugarte

Diomandé está emprestado ao Mafra, da Liga 2 Miguel Pereira/Global Imagens

Leões preparam nova oferta pelo central marfinense ao Midtjylland e pretendem aumentar a cláusula do médio

Com vários dossiês em mãos, a SAD tenta, de uma assentada, contratar Diomandé ao Midtjylland, central que está emprestado ao Mafra, da Liga 2, nesta temporada, e assegurar a renovação de Ugarte.

No caso do defesa, de 18 anos, a primeira proposta, de quatro milhões de euros, apresentada ao clube dinamarquês foi recusada, porém os leões acreditam que uma nova oferta, com valores ligeiramente superiores, pode ser suficiente para garantir a transferência.

O jogador tem sido observado com regularidade pela equipa técnica, comandada por Ruben Amorim, que considera tratar-se de um valor com larga margem de progressão. O facto de estar emprestado pode, no entanto, ser um obstáculo visto que o clube da Liga 2 exigirá uma compensação financeira pela saída do ativo.

Por outro lado, a renovação do contrato de Ugarte é considerada prioritária. Apesar de estar ligado aos leões até 2026, a sociedade do Sporting, liderada por Frederico Varandas, quer garantir um retorno maior em caso de venda, o que implica a subida da cláusula de rescisão. Neste momento, é de 60 milhões de euros e o valor pretendido é acima de 80 milhões de euros. Além disso, a prorrogação do vínculo pressupõe igualmente a melhoria das condições salariais.

No que diz respeito a eventuais saídas, o interesse do Tottenham em Pedro Porro mantém-se intacto, mas o Sporting apenas aceita fazer negócio no caso de ser paga a cláusula, de 45 milhões de euros. Os ingleses procuram, ainda assim, negociar durante esta semana com o emblema verde e branco.

CD aguarda análise

Fora do âmbito desportivo, o Conselho de Disciplina aguarda "esclarecimentos" da PSP para decidir se avança ou não com processos disciplinares a Paulo Magalhães, diretor de segurança do Benfica, e a Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting. Ambos envolveram-se numa discussão, no túnel do Estádio da Luz, após o fim do dérbi, audível durante a entrevista rápida a Ruben Amorim. Por seu lado, a Comissão de Instrutores da Liga aguarda que o CD abra processo, pois sem isso não pode avançar com qualquer diligência.

Leão atira-se a Schmidt

Miguel Braga, diretor de comunicação dos leões, considerou infelizes as frases de Roger Schmidt sobre a arbitragem no dérbi. "Perdeu uma boa oportunidade para estar calado".

Apenas uma baixa

A recuperar de uma lesão no joelho direito, Daniel Bragança foi o único ausente no treino que ontem decorreu em Alcochete.

Rui Farinha