Morreu este sábado, aos 69 anos, vítima de doença prolongada, Zeferino Barbosa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.
O também empresário Zeferino Barbosa dedicou mais de 15 anos da sua vida à corporação, onde iniciou funções em 2008 como vice-presidente. Em janeiro de 2012 foi eleito presidente, cargo que desempenhou até à atualidade.
Em julho do ano passado, no âmbito das celebrações do 91.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, recebeu a Medalha de Serviços Distintos de Grau Ouro da Liga dos Bombeiros, uma medalha que distinguiu as suas "capacidades de liderança e humanas", assim como o "amor" à causa dos bombeiros de Paços de Ferreira. Recebeu ainda, da Câmara Municipal, no dia 6 de novembro de 2018, a Medalha de Altruísmo e Mérito Municipal em grau Ouro.
O corpo de Zeferino Barbosa estará em câmara ardente a partir da tarde de sábado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, até às 12 horas de amanhã, altura em que seguirá numa viatura da corporação até à Capela Mortuária de Penamaior. O funeral será às 15h00.
Em "memória e homenagem" a Zeferino Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, decretou Dia de Luto Municipal, o dia de amanhã, domingo, 12 de fevereiro.