Um homem de 55 anos foi detido pela Polícia Judiciária dos Açores por suspeita de corrupção, abuso de poder, falsificação de documentos e acesso ilegítimo agravado. Receberia dinheiro de dois solicitadores, já constituídos arguidos, para lhes passar informações privilegiadas e fazer registos sem os documentos necessários.
Segundo um comunicado da PJ, a operação policia realizada na Ilha de São Miguel implicou buscas em escritórios de solicitadoria e numa conservatória, tendo culminado com a detenção, fora de flagrante delito, de um funcionário desta mesma conservatória.
A investigação apurou que o homem receberia dinheiros e outras contrapartidas de dois solicitadores em troca de informações que obtinha através de acesso ao sistema informático do IRN - Instituto de Registos e Notariado, para além de proceder a atos de registos sem os necessários documentos de suporte, beneficiando os mesmos solicitadores, já constituídos arguidos no processo.
O detido, com 55 anos de idade, será apresentado às autoridades judiciárias competentes para aplicação das adequadas medidas de coação.