Justiça

Barracões agrícolas serviam de lar de idosos clandestino em Palmela 

Arquivo Global Imagens

Cerca de 20 idosos viviam em barracões agrícolas transformados em lar clandestino na localidade de Lagameças, em Palmela.

A Polícia Judiciária de Setúbal recebeu a denúncia diretamente nas suas instalações há cerca de um mês e partiu para a investigação, que culminou, esta quinta-feira, no encerramento do espaço e no encaminhamento de cinco idosos para o hospital. Outros estão ao cuidado de familiares.

Ao que foi possível apurar, o espaço era gerido por um casal. A investigação da PJ ao crime de maus tratos a idosos apurou que não estavam reunidas quaisquer condições para o exercício da atividade de lar, uma vez que se tratavam de barracões agrícolas e não tinham qualquer médico ou enfermeiro a tratar dos utentes.

Os inspetores afastaram indícios de agressões aos idosos ou privação de comida aos utentes. Não há detenções até meio da tarde desta quinta-feira.

O caso foi comunicado ao Ministério Público quando a denúncia foi rececionada pela PJ, que comunicou também o caso à Segurança Social e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Cabem a estes organismos a fiscalização ao espaço e o reencaminhamento dos utentes para outros espaços.

Rogério Matos