Sociedade

Tsunami meteorológico no Sul do país

As correntes marítimas fortes sentidas na região algarvia ao início da noite de anteontem, terça-feira, terão sido resultado de um tsunami meteorológico, segundo informação do Instituto de Meteorologia (IM).

De acordo com o IM, o tsunami meteorológico é um fenómeno gerado por perturbações atmosféricas. As ondas associadas podem ser originadas por ondas gravíticas atmosféricas, passagens de frentes, linhas de borrasca, entre outros fenómenos atmosféricos.

Refere ainda o IM que o tsunami meteorológico é caracterizado pelas mesmas escalas espaço-temporais das ondas associadas a um tsunami de origem sísmica, e podem, de forma semelhante, afectar zonas costeiras, sobretudo em águas pouco profundas, tais como baías e portos, apresentando uma forte amplificação e propriedades de ressonância.

Foi uma situação idêntica a esta que se registou ao início da noite da passada terça-feira, na costa algarvia, e que se estendeu à costa alentejana e à região da Grande Lisboa, durante a madrugada e o princípio da manhã de ontem, quarta-feira.

O fenómeno está a ser investigado pelo IM.

Redação