Porto

Três dias para desvendar os segredos da ciência na Católica do Porto

Semana Aberta na Católica já recebeu mais de 30 mil alunos ao longo de 20 anos Global Imagens/Arquivo

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto oferece a oportunidade a cerca de 1500 alunos de participar em várias experiências entre esta quarta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 21.

A "A Semana Aberta" pretende dar a conhecer aos pré-universitários o mundo da ciência durante três dias. "Ao longo de 20 anos já recebemos mais de 30 mil alunos do secundário nesta iniciativa anual que divulga bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina", sublinha a diretora da instituição, Paula Castro.

Nas quase 30 atividades programadas, os alunos vão poder descobrir o que se esconde nos alimentos que ingerimos diariamente, tornarem-se detetives para descobrir o mistério de um surto alimentar e saber se conseguem organizar o frigorífico.

Para além disso, vão aprender mais sobre a água e os seus benefícios, de que forma é que os resíduos podem ser aproveitados para criar alimentos ou medicamentos. Também faz parte do programa encontrar soluções originais para cuidar de feridas crónicas e para revelar a verdade por detrás da publicidade nos supermercados.

Citada num comunicado da instituição, a diretora acrescenta: "Ao longo do ano marcamos momentos que elevam a literacia científica: desde as olimpíadas de biotecnologia ao concurso da defesa dos oceanos, do convite para uma semana de imersão em nutrição ao encontro para conhecer a realidade da vida dos cientistas".