Daniel Sousa ainda não perdeu em Barcelos desde que assumiu a equipa e vai pôr à prova momento do Benfica.
Eis o primeiro teste de fogo do Benfica nesta corrida final ao título. A visita ao Gil Vicente, equipa que não perde em casa desde que Daniel Sousa é o treinador - são oito os jogos invicto, com quatro vitórias (uma para a Taça da Liga) e quatro empates -, assume ainda maior importância já que depois se segue a tradicionalmente complicada receção ao Braga, o outsider nesta luta a três (Benfica e F. C. Porto) pelo campeonato.
As águias preparam o jogo de Barcelos com ânimo renovado, depois de terem conseguido voltar às vitórias na Liga frente ao Estoril, após duas derrotas seguidas (F. C. Porto e Chaves), que reduziram para quatro pontos a vantagem sobre os dragões, segundos, e para seis em relação ao Braga.
O histórico mostra-se favorável ao Benfica, que venceu nas últimas quatro visitas ao Cidade de Barcelos. Mas, como alerta, convém recordar que ainda há três semanas o Sporting deixou ali pontos ao empatar sem golos. E que, antes disso, os gilistas imitaram as águias e ganharam ao campeão em título em pleno Dragão.
Se Barcelos tem sido uma fortaleza desde a chegada de Daniel Sousa ao comando técnico, também é verdade que os galos atravessam atualmente uma fase negativa. São seis jogos consecutivo sem vitórias, com dois empates em casa (Sporting e Chaves) e quatro derrotas fora de portas. O último triunfo gilista remonta a 5 de março, frente ao Marítimo, em... Barcelos.
Como anfitriões, a última vez que o Gil Vicente conseguiu tirar pontos às águias foi há quase uma década, em 2013/14 - empate 1-1. E é preciso recuar ao início do século (2000/01) para constatarmos a primeira das duas vitórias caseiras, em 21 jogos, dos barcelenses - 3-0, a maior de sempre nos 43 duelos com o Benfica na Liga. Mas o jejum de triunfos sobre os encarnados não é tão prolongado, pois ganharam na Luz em 2020/21 e em 2021/22. As contas do título passam por Barcelos e para as águias é proibido qualquer tropeção.
Schmidt devolveu a titularidade a Neres contra o Estoril e o brasileiro agitou o jogo ofensivo das águias. O extremo ajuda a fazer a diferença num ataque que perdeu fulgor.
Fran Navarro não marca desde a visita ao Dragão, mas o goleador dos gilistas recebeu um voto de confiança do treinador pelo que tem feito em campo.
O lateral direito dinamarquês Bah continua de baixa e é um problema para Schmidt resolver. Ou volta Gilberto ou o alemão adaptará de novo Aursnes ao lado direito da defesa, como fez com o Estoril.
Aposta firme desde a chegada de Daniel Sousa, o central Tomás Araújo, 20 anos, vai ficar de fora por estar cedido pelo Benfica.