Cultura

Recriar com esmero e afeto a obra de José Afonso

Os músicos Luis Pacheco Cunha (violino) e Amílcar Vasques-Dias (piano) Direitos reservados

Tributo livre à obra de José Afonso, o disco "De ouvido e coração" vai ser apresentado este domingo na Fnac de Santa Catarina, no Porto, pelos músicos Amílcar Vasques-Dias e Luis Pacheco Cunha.

Em 1978, Amílcar Vasques-Dias atuou com José Afonso numa série de concertos realizados nos Países Baixos. Embora breve, esse encontro deixou uma profunda marca no pianista, que a partir dessa data resolveu dedicar-se ao estudo dessa obra.

O projeto de estudo e recriação das marcantes canções de Zeca ganhou finalmente forma, com a edição do disco "De ouvido e coração", criado em parceria com o violinista Luís Pacheco Cunha.

Nos concertos já realizados em Portugal, Espanha e Holanda, assinalam-se ainda as colaborações da cantora espanhola Esther Merino e dos cantores líricos Carlos Guilherme e Natasa Sibalic.

Este domingo, às 17 horas, num "showcase" marcado para a Fnac de Santa Catarina, é a vez do público do Porto escutar algumas das canções do disco.
Editado em CD e em versão digital, "De ouvido e coração" inclui interpretações de uma dúzia temas de José Afonso, como os emblemáticos "Que amor não me engana", "Venham mais cinco", "Vejam bem", "Traz outro amigo também" ou "Cantigas do Maio".

JN