Ribau Esteves

"Galambas, Cavacos e Futuro"

O tempo político do nosso Portugal está tomado por telenovelas políticas e por intervenções de novos e velhos Atores que nos apresentam aulas para a nova realidade da pobre política que vamos vivendo no nosso Querido País.

O Governo de Portugal está tomado por intervenções e desarticulações de Ministros e seus Colaboradores, que disputam o espaço mediático de forma voraz e superficial, esquecendo que os Portugueses não querem saber de nada disso, mas apenas dos resultados da gestão política do Governo de Portugal, a quem se exige coragem e decisão sobre tantos caminhos que o País tem de assumir.

Por mais que o mediatismo entregue muito tempo à audição no Parlamento do Ministro Galamba, dos desvarios da TAP, ou a ouvir as aulas muito pertinentes do ex Primeiro Ministro e ex Presidente da República Cavaco Silva, os Portugueses esperam as consequências do trabalho do Governo e a alimentação das esperanças, numa alternativa política que gente nova tem de protagonizar de forma clara e determinada.

O Futuro de Portugal não passa por espetáculo político inconsequente, nem por declarações passadistas e anunciadoras de um tempo novo com modelação de velhos tempos.

O Futuro de Portugal passa por um presente que seja realizador e não anunciador.

O Futuro de Portugal passa pela capacidade de ser reformista, adequando os modelos de gestão pública de modelo económico, aos tempos e às exigências das dinâmicas que vivemos com toda a intensidade.

Por mais que o tempo político esteja condicionado pela audição do Ministro João Galamba na Assembleia da República e pela intervenção de Cavaco Silva aos Autarcas do PSD, os Portugueses não terão contributos para a sua felicidade, se a aposta não for no futuro, no desenvolvimento das suas capacidades, de forma simples, objetiva e positiva no quadro de desenvolvimento em que estamos envolvidos.

Temos de seguir em frente com a Coragem de quem é Obreiro, com a competência de quem é servidor dos Cidadãos, com o bom senso de quem arrisca a ser construtor de um Mundo melhor, com a Juventude dos que são gestores do presente que se faz amanhã a cada dia.

*Presidente da Câmara de Aveiro

José Ribau Esteves