Fafe

Passeio de amigos acaba numa morte e quatro feridos

Rui Dario Correia/global imagens

Como era já costume, os cinco amigos de Figueiró, Paços de Ferreira, decidiram ir passar a noite a Chaves, a casa de um amigo. No regresso, na A7, em Fafe, a carrinha despistou-se. Um jovem morreu e os outros quatro ficaram feridos, um deles com muita gravidade.

O enorme aparato de meios de socorro que estacionou ao quilómetro 58,9 da A7, no troço entre Arco de Baúlhe e Fafe, era já sinónimo da gravidade do acidente que ocorreu, ontem, cerca das 7.15 horas. A carrinha BMW onde viajavam cinco amigos de Figueiró, Paços de Ferreira, estava completamente desfeita após ter-se despistado e capotado, antes do nó de saída para Fafe. O despiste ocorreu numa descida acentuada, seguida de uma curva à direita.

Luís Orlando Coelho, vítima que viria a morrer no Hospital de S. João, foi helitransportado do local do acidente, enquanto João Filipe Santos foi para o Hospital de S. Marcos, em Braga. Os outros três feridos foram para o Centro Hospitalar do Alto Ave, Guimarães. Rui Manuel Santos e Rómulo Costa apresentavam ferimentos ligeiros e tiveram alta durante a tarde, enquanto José Manuel Cunha, proprietário e condutor da viatura, ficou internado nos Cuidados Intensivos com ferimentos graves nos braços.

Ao final da tarde, João Filipe Santos, 23 anos, internado em Braga, era considerado o ferido mais grave, apresentando um estado com prognóstico reservado.

Pai destroçado

Agostinho Santos era, ontem, um homem devastado. Do filho, João Filipe, que saíra de casa anteontem, ao final da noite, despedindo-se com um "vou sair; venho tarde", esperava ouvir a alegria de um "cheguei", e não saber que o rapaz estava entre a vida e a morte. Mas a realidade era cruel: "Eram umas 10.30 horas quando o médico ligou a dizer que tinha havido um acidente", contou o pai de João Filipe. Incapaz de conter as lágrimas, explicou: "As notícias que tive é que ele tem muito poucas hipóteses de sobreviver".

A voz afoga-se no choro contido a custo: "O meu filho saiu à tarde, e, depois, foi jantar com os amigos. Ainda veio a casa. Eu perguntei: 'E vais sair outra vez?'. Ele respondeu: 'Não te preocupes se não dormir em casa'. E disse que ia sair com os amigos", lembra Agostinho. "Eles gostavam de ir aos concertos. Tinham uma vida financeira boa e gozavam a vida", refere o pai de João Filipe, aludindo ao grupo de amigos. Segundo o pai, o jovem iria de férias ontem, com alguns dos amigos que também estiveram envolvidos no acidente, na A7. O irmão, que estava de férias em Espanha, regressou a Portugal ao saber da notícia.

Em Figueiró, o luto chegara mais cedo à família de Luís Orlando Coelho. Ao JN, a namorada do irmão de Orlando, Alexandra Seixal, contou que anteontem à noite, os amigos, que "andavam sempre juntos", estavam num bar da freguesia, "e decidiram sair para Chaves, a casa de um amigo".