Santo Tirso

Procissão de São Bento regressa às ruas 50 anos depois

Santo Tirso estará em festa durante seis dias em julho Direitos Reservados

As Festas de S. Bento, em Santo Tirso, vão ter lugar entre 6 e 11 de julho, com o regresso da procissão do santo, prevista para o dia 9 daquele mês. O cortejo religioso não saía à rua há mais de 50 anos. Toy, Fernando Daniel, David Carreira e Wet Bed Gang são os cabeças de cartaz.

No espaço "Há comida na praça" estarão disponíveis ofertas gastronómicas alternativas, com o arraial dos Carvalhais, tasquinhas de associações e coletividades do concelho tudo na Praça Conde de São Bento. É também neste lugar que será montado o palco secundário dos artistas tirsenses.

Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, citado num comunicado, "depois do estrondoso sucesso do ano passado, em que foi batido o recorde de visitantes, o desafio da autarquia e da Comissão de Festas foi acrescentar atrativos que permitam aumentar ainda mais o enorme retorno que as Festas de S. Bento trazem à cidade, tanto em termos económicos, como de notoriedade e de cultura."

O autarca acrescenta ainda: "Este ano, quisemos também recuperar a Procissão de S. Bento, com saída da Igreja Matriz, pois não podemos esquecer que estas festas têm uma forte componente religiosa". Para isso, a organização desafiou "as 25 paróquias do concelho a juntarem-se nesta celebração, que irá passar pelas principais artérias da cidade".

Programa

As festas arrancam no dia 6 de julho, às 19.30 horas, com a inauguração do arraial dos Carvalhais e as atuações da Ritmos CAID, NoName e Ecos da Tuna, no palco secundário. A desfilar pela cidade, às 22 horas, sai à rua a tradicional Arruada de Bombos do Concelho.

No dia seguinte sobem ao palco secundário CASL e Serafim Ferreira, a partir das 19.30. Na Praça 25 de Abril, o palco principal recebe a atuação de Toy por volta das 22 horas. Para finalizar a noite, arranca, das 00.30 às 03.30, o "Há Baile no Largo", na Praça Coronel Batista Coelho, com a música dos DJs Pedro Rodrigues, António Paiva e Pette.

No sábado, 8 de julho, as atividades começam pelas 9 horas com um desfile do Grupo de Zés P"reiras "Os Delaenses". Às 11 horas decorre a sessão solene comemorativa do 38º aniversário da elevação de Santo Tirso a cidade, nos Paços do Concelho. O programa de promoção da atividade física "Santo Tirso a Mexer" terá um" sunset", a partir das 17 horas.

A partir das 19.30, sobem ao palco secundário o Grupo LuzSom, Patrocínia Costa e a Mridangam Band. No palco principal atua Fernando Daniel, às 22 horas. A partir da 00.30 acontece um espetáculo piromusical no Largo Abade Pedrosa e, ao mesmo tempo, o "Há Baile no Largo" contará com música dos djs Rui B. Machado e Echo Sound.

As missas dominicais ocorrem no domingo, 9 de julho, das 9 às 11.30, na igreja matriz, onde sairá a procissão de S. Bento às 17 horas. A partir das 15, o palco secundário do Arraial dos Carvalhais recebe Cantares ao Desafio, Rafael Machado, Marta Miranda, Pontas Soltas e o cantor Rui Costa. Às 22 horas tem início, na Praça 25 de Abril, o concerto dos Wet Bed Gang. Neste dia realiza-se ainda o 19º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave.

Na segunda-feira, 10 de julho, a programação começa às 19.30, no palco secundário, com as atuações do Duo Polifonia e do Conjunto Musical de Santo André. Para as 22 horas está marcado o grande concerto da noite, na Praça 25 de Abril, com David Carreira. No final da atuação, pelas 0.30, haverá fogo de artifício sobre o rio Ave e arranca o "Há Baile no Largo", com os djs Vítor Oliveira e Los Bravos.

No dia 11, feriado municipal, o dia começa às 5 horas com a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as missas em honra do santo, às 7, 9 e 11 horas, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 18 horas, com a missa solene, na igreja matriz.

Nesse mesmo dia, às 16 horas, o Grupo de Concertinas de Monte Córdova sobe ao palco do Arraial dos Carvalhais. A partir das 19.30, será a vez de atuarem José Morais Silva e Lando. Às 22 horas está marcado o concerto de encerramento das Festas de S. Bento, na Quinta de Fora, ao som do fado da artista Teresinha Landeiro.

Durante as festas realiza-se ainda a Exposição de Colecionismo "S. Bento", organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

De 6 a 11 de julho, as Festas de S. Bento vão passar pela Praça D. Maria II, com diversões infantis e comércio de rua, pela Alameda da Ponte, onde ficarão instalados o Parque de Diversões e espaços de venda de artesanato, e pelos Jardins Ribeiro Miranda, que voltarão a ser espaço de restauração.