Funchal

Um desalojado e 71 ocorrências devido ao mau tempo na Madeira

Mau tempo na Madeira tem origem na depressão Óscar Arquivo Global Imagens

Uma pessoa ficou desalojada no concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, devido ao mau tempo que afeta o arquipélago. Parte do telhado da habitação caiu durante a noite.

De acordo com a Câmara Municipal, o desalojado encontra-se agora em casa de familiares, tendo sido ativada a linha de apoio da Segurança Social.

Ao nível regional, o Serviço de Proteção Civil da Madeira registou um total de 71 ocorrências, entre segunda-feira e esta terça-feira de manhã, relacionadas com a passagem da depressão Óscar pelo arquipélago, mobilizando 72 meios e 178 operacionais.

"O maior número de ocorrências registou-se no Funchal, Santa Cruz e Machico", refere o balanço mais recente da autoridade regional, que não assinala ocorrências graves.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estão sob aviso vermelho desde as 15 horas de segunda-feira devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 15 horas de hoje, sendo que o período mais crítico ocorreu entre as 6 horas e as 9 horas.

Já a costa norte e a ilha do Porto Santo encontram-se sob aviso laranja.

Os executivos municipais da zona sul da ilha reforçaram os meios para atuar em caso de necessidade, tendo sido registadas várias inundações, pequenos deslizamentos de terras e a queda de árvores, nomeadamente na estrada da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava.

A Direção Regional de Estradas emitiu um comunicado no qual precisa que sete troços de estradas, em diversos pontos da ilha da Madeira, estão encerrados e quatro condicionados devido a derrocadas.

Por outro lado, a empresa pública Águas e Resíduos da Madeira alertou para a possibilidade de o mau tempo gerar "alguns constrangimentos" nos serviços de recolha de resíduos nos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, Santana e Ribeira Brava, indicando também que o abastecimento de água à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e a parte da freguesia de Câmara de Lobos se encontra interrompido.

As condições meteorológicas adversas motivaram o encerramento de diversos serviços públicos e o Governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos os níveis de ensino na ilha da Madeira, retomando a atividade normal na quarta-feira.

O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo continua condicionado, já com registo de 13 voos cancelados, entre chegadas e partidas, e um voo divergido.

JN/Agências