Mundo

Encontrada espada com mais de três mil anos que "quase ainda brilha"

Archäologie-Büro Dr Woidich

Uma espada de bronze com mais de três mil anos, tão bem preservada que "quase ainda brilha", foi desenterrada no sul da Alemanha.

Segundo o gabinete estadual da Baviera para a preservação de monumentos históricos (BLfD), a espada, que se acredita datar do final do século 14 a. C. - meados da Idade de Bronze - foi encontrada durante escavações na semana passada em Nördlingen, entre Nuremberga e Estugarda.

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", a espada tem cabo octogonal e foi encontrada numa sepultura na qual três pessoas - um homem, uma mulher e um menino - foram enterradas com objetos de bronze.

"A espada e o enterro ainda precisam de ser examinados para que os nossos arqueólogos possam categorizar esse achado com mais precisão. Mas já podemos dizer que o estado de conservação é extraordinário. Um achado como este é muito raro", rematou Mathias Pfeil, diretor do BLfD.

A fabricação desta espada terá sido complicada, uma vez que o punho está fundido na lâmina. Embora não pareça ter sido usada, acredita-se que tenha sido uma arma real, não apenas ornamental, adianta a "BBC".

Não é comum encontrar espadas deste período, mas já surgiram em túmulos abertos no século XIX ou como achados individuais.

JN