Valença

Camila nasceu na ambulância dos Bombeiros de Valença

DR

A equipa de emergência pré-hospitalar dos Bombeiros Voluntários de Valença realizou, esta segunda-feira de manhã, um parto numa ambulância a caminho do hospital de Viana do Castelo.

Camila nasceu depois de a equipa constituída ter sido acionada, cerca das 8.30 horas, para uma situação de parto iminente.

A corporação relata, na página de Facebook, o episódio de assistir "ao milagre da vida", numa ambulância. "Chegadas ao local, as bombeiras rapidamente se aperceberam da iminência da situação, tendo sido ativado o apoio diferenciado pelo INEM, com o despacho da SIV Valença (Ambulância de Suporte Imediato de Vida) que, indo ao encontro da nossa equipa, validou que o encaminhamento para a Unidade de Saúde do Alto Minho (Viana do Castelo) deveria ser célere", pode ler-se.

"Ainda a caminho da dita Unidade de Saúde, a pequena Camila decidiu que estava na altura de vir conhecer os papás, e como tal, foram iniciados os procedimentos para que o parto se realizasse na nossa ambulância, com a maior segurança e higiene possível", continua.

A menina nasceu, assim, com a ajuda das bombeiras e da equipa da SIV Valença. Mãe e bebé foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo "sem problemas".

Os pais terão feito questão de registar o momento em fotografia.

Ana Peixoto Fernandes