OE 2011

Orçamento começa a ser negociado ainda antes do final de Setembro

Formalmente, o Orçamento de Estado para 2011 só será entregue em Outubro, até ao dia 15, mas é já um dado seguro que o Governo começará as negociações para a viabilização do documento ainda antes do final de Setembro.

Numa primeira fase, seguindo as "instruções" do presidente da República, os ministros das Finanças, Teixeira dos Santos, e o dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, ouvirão os partidos com representação parlamentar. 

A seguir,  é inevitável um encontro a dois entre Sócrates e Passos Coelho, à semelhança do que se verificou em relação ao chamado PEC II, o documento que actualizou o Programa de Estabilidade e Crescimento para o próximo triénio e que foi entregue em Bruxelas, depois de viabilizado pelo PSD.

Ainda ontem, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, repisou o argumento de que "não faz nenhum sentido que o país tenha adoptado uma estratégia orçamental no PEC, com um consenso interpartidário e depois o instrumento orçamental que concretiza essa estratégia não ser viabilizado".

Redação