São as casas em xisto - a pedra mais abundante na região - que unem estas aldeias num projecto único. Num fim-de-semana, pode descobrir algumas das 24 Aldeias do Xisto e ainda fica com pretexto para voltar mais vezes e visitar as restantes. Estão todas distribuídas pela Região Centro e esta rede é um projecto de desenvolvimento sustentável.
As parcerias são já muitas, envolvendo 16 municípios da região e mais de 70 operadores privados que têm por missão melhorar a passagem dos turistas e visitantes por estas regiões.
As aldeias em si são já um bom motivo de visita, redescobrindo tradições rurais, por entre locais de vegetação frondosa e a deliciosa gastronomia local. Mas a Rota das Aldeias do Xisto reserva também monumentos e museus para visitar, actividades com aventura e participação em tradições locais.
É o caso do magusto e "grandiosa festança" que, este domingo, vão ter lugar na Aldeia de Casal Novo, na Lousã. A festa começa por volta das 15.30 horas e convida a participar num tradicional magusto. A animação vai estar a cargo do Grupo Etnográfico da Região da Lousã, que retrata antigas tradições populares. Durante a festa vão organizar cantares e jogos tradicionais. O magusto é aberto à população e a quem queira participar.
Porque ainda estamos em época de S. Martinho, o site das Aldeias do Xisto (www.aldeiasdoxisto.pt) propõe um "Fim-de-semana da Castanha" em Pedrógão Grande e, para o dia 28, sugere que faça a Rota das Castanhas, em Alvaiázere. Mas regressamos agora às Aldeias do Xisto.
Em Arganil, a aldeia da Benfeita está inserida junto à área de Paisagem Protegida da Serra do Açor e tem um Caminho do Xisto para descobrir. Um passeio onde pode encontrar quedas de água, percursos rochosos e a riqueza natural com espécies protegidas.
Na gastronomia local sobressaem vários pratos e doçaria. Os Talaniscos são pequenos bolos conventuais nascidos na aldeia do Talasnal, no concelho da Lousã. Pode encontrá-los na Lojinha do Talanisco. Em qualquer uma das 24 Aldeias do Xisto encontra, no site geral, sugestões onde pode pernoitar e o que pode visitar. Mais informações: www.aldeiasdoxisto.pt.