Mundo

Dezenas de portugueses retidos no aeroporto de Heathrow

Dezenas de portugueses estão retidos hoje, domingo, no aeroporto de Heathrow, perto de Londres, sem saber quando terão avião para Portugal ou onde vão passar a noite.

Um grupo de cerca de 40 trabalhadores portugueses de uma fábrica de processamento de carnes situada a 200 quilómetros da capital britânica viajou esta manhã de autocarro para tentar viajar de avião para Portugal e não sabe agora o que vai acontecer.

"Deixaram-nos aqui e disseram-nos que iria haver voo e agora o autocarro já não volta", disse à Lusa Marco Vieira, um português natural de Armação de Pêra, que esperava embarcar no voo da TAP das 13.30 horas e que foi cancelado; à semelhança da maioria dos aviões retidos no aeroporto londrino devido ao mau tempo.

No terminal 1, de onde parte a companhia aérea portuguesa, a entrada está a ser barrada pelos funcionários que estão a aconselhar os passageiros a voltar para casa e a contactar a respetiva transportadora.

Este grupo de portugueses acabou por ser encaminhado para um dos terminais que está a funcionar, para estarem abrigados do frio, mas continuam sem saber o que vão fazer no resto do dia.

Uma porta-voz da BAA, a empresa que gere este aeroporto, disse à Lusa que hoje partiram apenas seis voos de longo curso e que todas as restantes ligações foram canceladas, não havendo previsão sobre a hora de reabertura das pistas.

No terminal 3 do aeroporto, um dos poucos que está a funcionar, há centenas de pessoas sentadas no chão ou em filas para os balcões das companhias.

Todavia, o pedido que está a ser feito nos transportes de acesso a Heathrow é que as pessoas não viagem para o aeroporto sem confirmar o estado do voo com as respectivas companhias de aviação.

No entanto, contactar com a companhia pode ser também um problema, como explicou à Lusa Jorge Ferreira, que sábado à noite confirmou que o voo de hoje da TAP das 13.30 horas estava cancelado, embora hoje de manhã o mesmo voo fosse dado como operacional e, afinal, tenha acabado por não descolar.

"Estamos a tentar ligar, mas nem ao fim de meia hora conseguimos ser atendidos", lamentou, acompanhado pela mulher e pelo filho.

No placard do aeroporto, Havana, Singapura, Nova Iorque, Los Angeles e Washington são alguns dos destinos com voos previstos até ao final de hoje.

Bruno Manteigas, Agência Lusa