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Dados de seis milhões de clientes roubados em ataque informático contra a Qantas

Nomes, emails e datas de aniversário foram algumas das informações a que os piratas informáticos tiveram acesso Foto: David Gray / AFP

A companhia aérea australiana Qantas informou esta quarta-feira que está a investigar um ataque informático "significativo", após hackers se infiltrarem num sistema que continha dados confidenciais de seis milhões de clientes.

A Qantas afirmou que os piratas informáticos atacaram um dos seus centros de atendimento ao cliente, violando um sistema usado por terceiros. Tiveram acesso a informações confidenciais, como nomes, endereços de e-mail, números de telefone e datas de aniversário dos clientes, informou a empresa australiana de primeira linha.

"Há seis milhões de clientes com registos de serviço nesta plataforma", afirmou a empresa em comunicado. 

"Continuamos a investigar a dimensão dos dados roubados, embora esperemos que seja significativa."

Dados de cartão de crédito e números de passaporte não foram mantidos no sistema, acrescentou a Qantas. "Não há impacto nas operações da Qantas ou na segurança da companhia aérea."

A diretora executiva Vanessa Hudson afirmou que a Qantas notificou o Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália. "Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e reconhecemos a incerteza que isso causará", afirmou. "Os nossos clientes confiam-nos as suas informações pessoais a nós levamos essa responsabilidade a sério."

O especialista em segurança informática da Universidade de Adelaide Christopher Bronk afirmou que os dados roubados podem ser usados ​​para roubo de identidade. "Os dados roubados de clientes têm valor pela sua capacidade de revenda entre criminosos interessados ​​em perpetrar fraudes por computador e obter acesso a outras contas online das vítimas", disse Bronk.

Uma série de grandes ataques informáticos nos últimos anos levantou preocupações sobre a proteção dos dados pessoais dos australianos. "Esses ataques informáticos recorrentes na Austrália demonstram que muitas organizações ainda negligenciam a segurança cibernética", disse o especialista Rumpa Dasgupta. "Isso deve ser tratado com a máxima importância", disse Dasgupta, da Universidade La Trobe, na Austrália.

A Qantas desculpou-se em 2024 após uma falha no seu aplicativo móvel ter exposto os nomes e detalhes da viagem de alguns passageiros.

Os principais portos que movimentam 40% do tráfego de carga da Austrália foram paralisados ​​em 2023 após hackers infiltrarem-se em computadores pertencentes à operadora DP World.

Em 2022, hackers russos invadiram uma das maiores seguradoras privadas de saúde da Austrália, acedendo aos dados de mais de nove milhões de clientes atuais e antigos.

No mesmo ano, a empresa de telecomunicações Optus sofreu uma violação de dados de magnitude semelhante, na qual dados pessoais de até 9,8 milhões de pessoas foram roubados.

AFP