Delas

Bastonária dos Psicólogos eleita presidente da Federação Europeia que tutela a classe

Plataforma europeia reúne associações que representam 400 mil psicólogos na Europa Foto: DR

Sofia Ramalho foi eleita, quase por unanimidade, presidente da Federação Europeia das Associações dos Psicólogos. Bastonária vai liderar plataforma que reúne entidades de 37 países, representado 400 mil psicólogos

A bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vai assumir a presidência da presidente da Federação Europeia das Associações dos Psicólogos (FEAP). Uma eleição na qual Sofia Ramalho recebeu 97% dos votos, sendo a segunda portuguesa a ocupar o cargo depois de o antigo Bastonário da OPP Telmo Mourinho Baptista ter liderado a Federação em 2015. A atual responsável sucede ao alemão Christoph Steinebach.

Pela frente, Sofia Ramalho terá a gestão de uma estrutura que reúne entidades de 37 países, representando um total de 400 mil psicólogos. “Esta eleição é representativa do reconhecimento europeu do trabalho que é desenvolvido pela OPP e, em especial, por todos os Psicólogos Portugueses”, considerou a responsável recente-eleita, citada em comunicado.

Para Sofia Ramalho, esta escolha “é uma valorização da psicologia portuguesa e do desenvolvimento da nossa profissão em Portugal, na promoção da saúde psicológica, do bem-estar, desenvolvimento e coesão social. Sendo certo que muitos são os desafios que ainda temos pela frente, e estamos a trabalhar para responder aos mesmos, é bom sentir o reconhecimento da trajetória já percorrida”.

Carla Bernardino