Ao longo de todo o mês de julho, há mais de uma dezena de eventos ao ar livre, e com entrada gratuita, com o regresso do festival cultural da Universidade do Porto.
Julho traz na carteira um leque de atividades culturais ao pátio do Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, com o regresso da iniciativa Noites no Pátio do Museu. Na edição de 2025, o programa soma mais de uma dezena de eventos ao ar livre, e com entrada gratuita (o acesso faz-se pela Cordoaria), sempre pelas 21h30.
Na música ao vivo, os destaques vão para Rão Kyao (26 de julho), Trabalhadores do Comércio (25) e BAN (24), num regresso inédito da banda dos anos 1980, com três dos elementos da formação original do grupo, João Loureiro, Ana Deus e Rui Fernandes, a subirem ao palco.
A dança contemporânea, ainda assim, dá o arranque das festividades, a 2 de julho, com o espetáculo "Fuga Para O Tempo Presente - O Leve Poder Da Lua Apenas Queima Os Olhos", da autoria da associação cultural NUISIS ZOBOP. Já dia 3, o linguista Marco Neves, com mais de 60 mil seguidores no TikTok, vai contar-nos "Sete Segredos do Português". A 4 de julho, tem lugar o workshop "Performance e Bem-Estar", onde Josefine Fuentes vai trabalhar a respiração, a postura e a expressão facial.
"Da dança à música e da poesia à performance, passando pela partilha de conhecimentos sobre temas como língua portuguesa e a enologia, apresentamos um programa eclético que se dirige a um conjunto de públicos muito variado”, afirma a vice-reitora para a Cultura e Museus da U.Porto, Fátima Vieira. “É mais uma oferta à cidade e a todos aqueles que se quiserem juntar a esta comunidade que se quer plural. Uma proposta que se alinha com a missão que tem guiado a atuação da U.Porto, ou seja, a de democratizar o acesso à cultura”, reforça a dirigente.
O programa completo, que inclui ainda atividades ligadas à poesia e às provas de vinhos, por exemplo, pode ser consultado no site oficial.