Vila Nova de Gaia

Afurada vai ter um funicular para fazer ligação à estação de metro na Arrábida

Eduardo Vítor Rodrigues diz que o investimento é da Metro e que a manutenção será da Câmara de Gaia Fotos: Artur Machado

A Afurada, em Gaia, vai ter um funicular, do genéro do que existe na Ribeira do Porto, para fazer a ligação à futura estação de metro da Arrábida, inserida na Linha Rubi, que está em construção.

A criação da infraestrutura foi anunciada, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara de Gaia, na cerimónia de inauguração da ligação fluvial entre a Afurada e o Cais do Ouro, no Porto.

"Servirá para ligar a cota baixa (Afurada) à cota alta (Arrábida)", explicou Eduardo Vítor Rodrigues, antecipando que o metro, assim como o funicular, vão revolucionar a mobilidade na zona.

Ao JN, o autarca adiantou que o funicular está previsto no projeto da Linha Rubi, que ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia. "O investimento estará a cargo da Empresa Metro do Porto e a Câmara de Gaia tratará da manutenção", revelou.

O funicular portuense, também conhecido como elevador dos Guindais, liga, precisamente, a cota baixa (Ribeira) à cota alta (Batalha). Neste caso, a gestão é feita pela empresa STCP Serviços.

A Linha Rubi, neste momento em construção, terá oito estações e uma nova travessia sobre o rio Douro: Ponte Ferreirinha. Existirão duas estações do lado do Porto - Casa da Música e Campo Alegre; e seis estações do lado de Gaia - Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio. 

Miguel Amorim