Vila Nova de Gaia

Fogo de artifício da noite de São João no Porto e em Gaia vai durar 16 minutos

Fogo de artifício vai estender-se, este ano, da Ponte Luís I até à Ponte da Arrábida Fotos. Maria João Gala

O fogo de artifício da noite de São João, a unir Porto e Gaia, e que, pela primeira vez, será lançado entre a Ponte Luís I e a Ponte da Arrábida, vai durar 16 minutos. Já o lançamento de balões, nesta noite especial, será permitido entre as 21.45 horas do dia 23 até à 1.01 horas do dia 24, anunciou a Câmara do Porto.

O espetáculo de luz e som, relacionado com o fogo de artifício, promete ser, mais uma vez, mágico. Este ano haverá assim mais locais para assistir. Para além da habitual zona da Ribeira do Porto, a população poderá assistir ao fogo a partir do parque de estacionamento da Alfândega, da zona superior da Rua da Restauração, do Passeio das Virtudes e da marginal entre o Cais das Pedras e a Ponte de Arrábida, entre outros.

À semelhança dos anos anteriores, a animação musical divide-se por três palcos principais, com música para todos os gostos. No Largo do Amor de Perdição, a noite é dedicada à música popular, com concertos de Herman José (22 horas) e Quim Barreiros (à 0.20 horas). A noite termina com o DJ SET de Pimbáue o DJ Paulo Cunha Martins.

Nos Jardins do Palácio de Cristal estará instalado o palco mais “pop” do São João, onde as cantoras Claúdia Pascoal (22 horas) e Ana Bacalhau (0.20 horas) apresentam os seus sucessos mais recentes. A fechar a noite, há música para dançar ao som da Equipa Turbó Baile. Já na Casa da Música, o palco abre com Tio Jel (22 horas), segue com Ena Pá 2000 (23 horas) e termina com o DJ Fernando Alvim, após uma hora da madrugada.

Reforço da STCP e da Metro

Tal como acontece todos os anos, e devido ao espetáculo de fogo de artifício, algumas artérias e locais ficarão interditos ao trânsito e com limitação de circulação de forma temporária.

A STCP e a Metro do Porto irão reforçar os serviços durante toda a noite. Mas para aceder ao epicentro da festa o melhor é chegar cedo, pois as estações de metro dos Aliados e São Bento irão encerrar às 22 horas de 23 de junho.

Haverá ainda vários parques de estacionamento com tarifas reduzidas, como é o caso do Parque do Estádio do Dragão, do Parque da Estação de Campanhã e do Parque Brasília, na Avenida da Boavista.

Redação