Vila do Conde

Polícias e bombeiros em torneio de futsal para ajudar Soraia 

Soraia Aguiar tem 17 anos Foto: direitos reservados

Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas vai organizar em Vila do Conde um torneio de futsal com o objetivo de angariar verbas para os tratamentos de jovem de 17 anos

Com 17 anos e graves problemas de saúde, Soraia precisa de fazer terapias e tratamentos muito dispendiosos, e é para ajudá-la que polícias, bombeiros e profissionais de segurança privada e do INEM vão unir-se e disputar um torneio de futsal solidário no próximo dia 5 de julho, em Vila do Conde.

Para conseguir cumprir a missão e angariar donativos, a organização da iniciativa, a cargo da Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU), sediada naquele concelho, está a apelar à inscrição de equipas para participar no torneio.

“Precisamos de 10, e apelamos para que nas esquadras da PSP, nos postos da GNR e nos quartéis de bombeiros criem equipas e participem”, pede o presidente da ADAFSU, Bruno Brini, adiantando que o evento “Juntos pela Soraia” vai realizar-se no pavilhão desportivo municipal de Canidelo, entre as 9 e as 19 horas, com o objetivo de angariar verbas para os tratamentos da menina.

Várias doenças

Soraia Aguiar, que reside em Ribeirão, Famalicão, nasceu com doenças raras e vive com uma malformação do cerebelo, cuja consequência é o atraso no desenvolvimento, e com a doença de Scheuermann, que causa deformações severas na coluna.

Para tentar reduzir o impacto destas condições de saúde e conseguir ter melhor qualidade de vida, a jovem, que sofre também de autismo, tem sido submetida a várias cirurgias e faz terapias intensivas que, no final de cada mês, se saldam numa despesa que ascende a mil euros. Os gastos mensais são incomportáveis para a família, que conta apenas com o ordenado do pai de Soraia, uma vez que a mãe teve de deixar de trabalhar para poder acompanhá-la. 

Donativos

“A forma que encontramos para ajudar os pais da Soraia no pagamento dos tratamentos será a realização do torneio solidário de futsal”, explica Bruno Brini, adiantando que “o valor das inscrições das equipas reverterá na totalidade para a causa desta menina, que é familiar de um elemento da GNR”. 

Quem quiser ajudar a família de Soraia também pode contribuir com donativos através da conta solidária com o NIB 000700000054106115123.

Ana Correia Costa