Mundo

Forças armadas alemãs têm três anos para se preparar contra ataque russo

O novo chanceler da Alemanha tem considerado o rearmamento da Bundeswehr Foto: Toms Kalnins / EPA

A diretora-geral do departamento alemão de compras militares alertou este sábado que as forças armadas nacionais (Bundeswehr) têm três anos para adquirir o material necessário para assegurar a defesa face a um eventual ataque da Rússia em território da NATO.

"Tudo o que for necessário para se estar totalmente preparado a defender o país deve ser adquirido até 2028", afirmou a diretora-geral do Departamento Federal de Equipamento, Tecnologia de Informação e Suporte da Bundeswehr, Annette Lehnigk-Emden, em entrevista ao jornal berlinense Tagesspiegel, citada pela AFP.

Segundo a agência de notícias francesa, o inspetor-geral das forças armadas alemãs, Carsten Breuer, declarou recentemente que a partir de 2029 a Rússia poderá estar em condições de "lançar um ataque de grande escala contra território da NATO", a aliança do Atlântico Norte.

O novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, tem considerado o rearmamento da Bundeswehr, há muito subfinanciado e com défice de pessoal, uma das prioridades do seu Governo.

A Rússia invadiu a Ucrânia, que não pertence à NATO, em fevereiro de 2022.

A guerra já custou dezenas de milhares de vidas civis e militares nos dois países, segundo várias fontes.

JN/Agências