Os inspetores do guia 50 Top Pizza já elegeram as melhores pizarias europeias para 2025. Liderado pelo chef Tanka Sapkota em Lisboa, o Forno d'Oro subiu ao top 10. Há outro espaço português no ranking.
Tem marcado presença em todas as edições deste ranking anual, criado em 2019, mas, desta vez, o Forno d'Oro entra pela primeira vez no top 10 do guia 50 Top Pizza Europa, fixando-se na décima posição, uma subida de duas posições face ao posto alcançado em 2024.
Na cerimónia dedicada ao guia, que aconteceu esta quarta em Madrir, a pizaria de Lisboa liderada pelo chef Tanka Sapkota venceu ainda o prémio especial Performance Of The Year 2025 - Robo Award, que reconhece o espaço que mais se destacou ao longo do ano em evolução, consistência e excelência, tendo em conta critérios como a qualidade da piza, o serviço de sala e o uso de ingredientes locais e sazonais.
Na edição de 2025 deste ranking, criado pela italiana LSDM (dedicada à promoção da mozarela bi bufala e aos produtos de origem italiana) e elaborado por uma equipa de inspetores anónimos, há outra presença portuguesa na lista: trata-se da Arte Bianca, pizaria que conta com três moradas algarvias, em Sagres, Arrifana e Aljezur.
"Entrar no top 10 europeu representa o reconhecimento de uma carreira de muito esforço e a concretização de um sonho, uma conquista muito especial, que me dá forças para continuar a trabalhar e a crescer", explica Tanka Sapkota, chef nepalês que se mudou para Portugal há três décadas, e que, além do Forno d'Oro, tem outras moradas na capital - a Casa Nepalesa, o Il Mercato e o Come Prima.
"Pergunto-me muitas vezes como é que um menino nascido e criado no Nepal consegue estar hoje no grupo dos melhores da Europa. É, sem dúvida, o resultado de muito trabalho mas também o reflexo da generosidade com que Portugal me abriu as portas quando aqui cheguei em 1996", adianta o responsável, que em 2024 viu a sua pizaria também entrar no ranking 50 Top Pizza, mas no formato mundial, alcançando a 73.ª posição entre as melhores pizarias do mundo.