Volta ao Mundo

Época baixa não roubou turistas ao Algarve

Procura turística superou o previsto na região mais a sul de Portugal Continental Foto: Flickr

O Algarve registou em abril subidas homólogas no número de hóspedes, dormidas, proveitos e de passageiros que passaram pelo Aeroporto de Faro.

“Ficou, assim, reforçada a posição da região como destino de excelência”, classificou André Gomes, presidente do Turismo do Algarve (TdA).

Segundo números oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Algarve teve no quarto mês do ano um “forte crescimento” da atividade turística, com 492 mil hóspedes nas suas unidades de alojamento, um crescimento de 10,1% em relação a março.

“A subida foi impulsionada pelas férias da Páscoa e sentida, sobretudo, no volume de hóspedes não residentes com um crescimento de 10,6%”, explicou o TdA. Os residentes também cresceram (8,6%). 

Os resultados financeiros igualmente surpreenderam, “com os proveitos totais a atingirem cerca de 129 milhões de euros”, o que significa um “aumento expressivo de 16,1% face ao mesmo mês de 2024”.

Entre os municípios algarvios em destaque, Albufeira liderou com 678 mil dormidas em abril, registando um crescimento global de 4,8%. 

Em destaque estiveram ainda Portimão (+26,2%), Lagoa (+15,7%), Lagos (+15,5%) e Loulé (+8,7%).

Já os passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, também registaram uma “evolução muito positiva” que chegou a cerca de um milhão, um aumento de 13,6% face ao mesmo mês de 2024.

“Estes resultados também evidenciam a nossa capacidade de adaptação e resiliência num contexto internacional extremamente competitivo”, considerou André Gomes.

Redação