Os suspeitos de terem assassinado à pancada os dois irmãos de Unhais da Serra, detidos na cidade de Annecy, foram colocados em prisão preventiva (mandat de depôt, em francês), por ordem do tribunal daquela cidade francesa.
O sobrinho das vítimas mortais e o amigo deste, com idades entre os 25 e os 30 anos, foram detidos pelas autoridades locais, na segunda-feira, ao abrigo de uma decisão europeia de investigação (DEI), movida pela Polícia Judiciária e Ministério Público da Guarda.
A dupla é suspeita de se ter deslocado a Portugal, no final de fevereiro para buscar a avó, uma idosa de 83 anos que sofre de Alzheimer e que vivia com as vítimas, Alexandre e Pedro Marques, de 55 e 61 anos. Na casa da idosa, gerou-se uma discussão. O sobrinho estava convencido de que os tios não cuidavam da avó e que viviam à custa dela para alimentar o vício da droga.
As vítimas foram espancadas com extrema violência e acabaram por morrer na garagem da habitação. Os suspeitos terão depois colocado os cadáveres no carro e percorreram cerca de 12 quilómetros para chegar a uma zona desabitada, onde os regaram com combustível. Os corpos ficaram parcialmente carbonizados e a dupla regressou a França levando a idosa, Rosa Marques, que regressou a Portugal para assistir aos funerais.
A investigação da PJ terá recolhidos vestígios de material biológico que coloca os dois suspeitos no local do crime e, por isso, foram detidos e deverão ser extraditado para Portugal.