Justiça

Detidos traficantes que usavam avioneta para transportar haxixe de Marrocos

This browser does not support the video element.

Três membros de uma organização criminosa, todos portugueses, foram detidos, nesta segunda-feira, pela Polícia Judiciária (PJ). Trabalhavam na recolha de fardos de haxixe transportados para Portugal, a partir de Marrocos, num pequeno avião. Um espanhol, já detido em Espanha, é suspeito de liderar a rede.

As buscas foram feitas em Lisboa, Setúbal, Santarém e Olhão e culminaram com a detenção dos três portugueses, entre os 63 e 70 anos, indiciados por tráfico de droga e posse de arma de proibida.

A investigação da PJ identifica-os como os operacionais de uma rede luso-espanhola que comprava haxixe em Marrocos e usava uma avioneta para transportar a droga para território nacional. A droga era, depois, distribuída pelas células portuguesas e espanholas para ser vendida aos consumidores.

Na operação “Ases pelos Ares”, a PJ apreendeu a aeronave usada no transporte de, pelo menos, um milhão de doses de haxixe, também apreendidos.

Segundo a PJ, o espanhol que liderava o grupo “encontra-se já a cumprir pena de prisão em Espanha, por factos cometidos naquele território”.

Roberto Bessa Moreira