O estacionamento no parque do Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, passou a ser pago esta semana, com a maioria dos utentes ouvidos pelo JN a mostrar-se favorável à medida.
Devido aos constrangimentos verificados no momento do pagamento, com a formação de uma fila extensa, será instalada uma terceira máquina de cobrança. Muitos utentes do hospital ficaram incrédulos ao entrar no parque de estacionamento e constatar a existência de lugares disponíveis para as viaturas. “Anteriormente andava às voltas e não havia onde estacionar. Agora foi muito fácil encontrar um lugar para o meu carro”, contou, ao JN, Fernando Bastos. O condutor aponta uma explicação já conhecida para a anterior escassez de lugares: “Havia muita gente a aproveitar-se do estacionamento gratuito. Não vinha ao hospital, mas deixava aqui os carros e depois ia-se embora”.
Com cerca de dez pessoas à sua frente na fila, Fernando Bastos lamentava, apenas, o tempo de espera para pagar. “Devia haver mais máquinas para o pagamento”, referiu. “Concordo com o estacionamento pago. O problema é o tempo para fazer o pagamento, é muito demorado”, afirmou, também Rosa Almeida. Liliana Oliveira partilha a opinião: “Quem vinha às consultas tinha muita dificuldade em estacionar, nunca havia lugares. Concordo com o pagamento, mas precisam de ter mais opções para o efetuar”.
Contactada pelo JN, fonte do hospital explicou que, face à elevada procura e aos constrangimentos registados, sobretudo nas primeiras horas da manhã devido às consultas externas, será instalada, muito em breve, uma terceira máquina, junto à saída desse serviço.Atualmente há duas máquinas disponíveis: uma no parque principal e outra na zona de visitas. Nesta fase inicial, os porteiros também estão a ajudar os utentes a utilizar as máquinas, a efetuar pagamentos e a retirar os bilhetes de entrada.