Mundo

Pescadores estiveram mais de 50 dias à deriva no mar

Pescadores foram resgatados pela Marinha do Equador Foto: Direitos Reservados

Foram resgatados pela Marinha do Equador cinco pescadores que estiveram à deriva desde meados de março, devido a uma avaria no sistema de funcionamento do barco em que se encontravam. Para conseguirem sobreviver, os homens, que tinham zarpado do Peru, bebiam água do mar e da chuva.

Três peruanos e dois colombianos foram resgatados na passada quarta-feira, após passarem 55 dias à deriva no mar. No sábado, os cinco pescadores, que estavam desaparecidos desde meados de março, foram levados para um porto nas Ilhas Galápagos.

O incidente terá sido desencadeado por uma falha no alternador do barco, dois dias após os pescadores terem partido da Baía Pucusana, na capital do Peru. O dano causou problemas nas ferramentas de comunicação e navegação, cortando a energia do barco.

“Eles não tinham motor de arranque, luzes e tudo o que uma bateria gera”, contou Maria Fares, capitã de fragata da marinha equatoriana, à Associated Press. Para sobreviverem, os pescadores chegaram a beber água ferrugenta do motor e a cozinhar peixes que conseguiam apanhar no mar. Acabaram por ter de ingerir água da chuva e do mar.

A Marinha está a trabalhar no regresso dos pescadores aos respetivos países.

Mariana Ferreira