Desporto

F. C. Porto bate Benfica e está na final da Liga dos Campeões de hóquei em patins

Dragões tentam conquistar o quarto troféu na prova Foto: F. C. Porto

Dragões venceram o clássico frente às águias, por 3-2, nas "meias" da final four da WSE Champions League e procuram conquistar o quarto título de campeão da prova.

Num encontro muito renhido, o F. C. Porto levou a melhor sobre o Benfica (3-2), no prolongamento, e garantiu um lugar na final da Liga dos Campeões de hóquei em patins. A formação azul e branca fica agora à espera da outra meia-final, marcada às 15.30 horas deste sábado, que vai colocar frente a frente o Óquei de Barcelos e os espanhóis do Noia, para conhecer o adversário da final deste domingo às 16 horas. 

O jogo começou com algumas oportunidades de golo, mas o nulo só se desfez decorridos dez minutos. Em transição encarnada, Roberto di Benedetto finalizou na entrada da área, após passe de Gonçalo Pinto. Ezequiel Mena empatou para os dragões no meio da confusão na área benfiquista.

Depois do intervalo, os portistas colocaram-se em vantagem pela primeira vez, através do remate cruzado de Rafa Costa. O equilíbrio reinava e, após falharem um penálti, o jovem Zé Miranda repôs a igualdade do meio da rua, levando a partida para prolongamento.

No tempo extra, Carlo Di Benedetto levantou a bola, mas falhou o livre direto, com Pedro Henriques, guardião benfiquista, a brilhar na baliza. Tardou, mas o goleador Carlo Di Benedetto marcou o 14.º golo na prova para colocar os dragões com um pé na final, na segunda parte do prolongamento.

Ambos os conjuntos já venceram esta competição. Os encarnados foram campeões europeus em 2012/13 e 2015/16, falhando agora a hipótese do "tri". O F. C. Porto foi campeão em 1985/86, 1989/90 e 2022/23, este último título já sob o comando de Ricardo Ares, que levar os portistas ao quarto troféu na história.

José C. Silva