Desporto

José Mendes apontado à Portugal Football School da FPF

José Mendes é professor catedrático Foto: Arquivo

Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal e candidato às últimas eleições do organismo tem a confiança de Pedro Proença, líder da Federação Portuguesa de Futebol. Ambos fizeram parte dos órgãos sociais da Liga Portugal.

José Mendes, candidato às últimas eleições da Liga, está a ser equacionado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sabe o JN, para liderar a Portugal Football School, um projeto de parceria com universidades portuguesas e que tem como missão formar jogadores, treinadores e árbitros.

O nome do antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, entre 2023 e 2025, é um velho conhecido de Pedro Proença, líder federativo, quando ambos se cruzaram no organismo que tem a tutela dos campeonatos profissionais de futebol. Além disso, é professor catedrático na Universidade do Minho, o que lhe permite ter uma importante experiência para liderar um projeto de cariz académico.

Em abril, José Mendes candidatou-se à liderança da Liga, tendo o apoio, entre outros, do F. C. Porto e Braga, mas perdeu o sufrágio para Reinaldo Teixeira, apoiado pelo Benfica e Sporting. Tem 63 anos, já foi secretário de Estado do Planeamento da Mobilidade e do Ambiente e também já presidiu a Mesa da Assembleia Geral do Braga.

A Portugal Football School foi criada em 2017, quando a FPF era liderada por Fernando Gomes, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Norberto A. Lopes