Evasões

Maio de copo na mão: seis eventos para descobrir vinhos do Alentejo até ao Porto

O evento Tejo na Praça decorre no Praça Beato, dia 10 de maio. Foto: DR

Em maio, os amantes de vinho terão oportunidade de explorar as várias regiões de Portugal com uma série de eventos enogastronómicos. E, mais do que saborear vinhos, aprender com especialistas, participar em provas e workshops e ainda desfrutar de gastronomia regional e animação ao vivo.

Há Prova – Oeiras, Lisboa
9 e 11 de maio


O Há Prova regressa para mais uma edição em Oeiras, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, entre os dias 9 e 11 de maio. A prova enogastronómica realiza-se pela 11.ª vez e reúne 52 produtores de vinho, incluindo rótulos internacionais, bem como dezenas de restaurantes e pastelarias de referência do concelho. Ao longo dos três dias, além das mostras, os participantes poderão contar com atividades complementares, como workshops orientados por profissionais do setor e visitas guiadas à adega do palácio. A entrada no evento é gratuita.

Spring Tastings (Dão Primores) - Viseu
10 de maio


O Solar do Vinho do Dão será palco do Spring Tastings, um evento integrado na 15.ª edição do Dão Primores, que decorre no dia 10 de maio, entre as 15 e as 20 horas. A iniciativa, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, dá a conhecer os melhores perfis e notas das criações de 15 produtores da região, ao longo da tarde de sábado. Às provas livres de vinhos e gastronomia juntam-se duas provas comentadas: “Dão Biológico”, orientada por Nuno Bastos, e “Jaen: A influência do terroir do Dão”, conduzida por Pedro Pereiro. Haverá ainda animação musical e a entrega dos prémios da 15.ª edição do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Colheitas 2024”. A entrada no evento é livre e o copo oficial de prova está disponível por cinco euros. As provas comentadas requerem inscrição online e têm um custo de dez euros cada.

Tejo na Praça - Lisboa
10 de maio


Os vinhos do Tejo rumam novamente à capital para o Tejo na Praça, que decorre no espaço Praça Beato, em Lisboa, no dia 10 de maio, entre as 11 e as 20 horas. O evento reúne cerca de 23 produtores e mais de uma centena de referências vínicas à prova. À degustação de vinhos juntam-se os petiscos do chef Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão (detentor de uma estrela Michelin), disponíveis a seis euros cada, para saciar o apetite ao longo do dia. O programa inclui também música ao vivo, com atuação do artista João Ricardo. O evento destaca ainda momentos dedicados à literacia vínica, com duas provas comentadas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo, Rodolfo Tristão: uma sobre a casta Fernão Pires (às 12 horas) e outra dedicada à casta Castelão (às 15 horas). Às 16.30 horas realiza-se uma conversa entre enólogos, moderada pelo crítico de vinhos e gastronomia Edgardo Pacheco. Tanto as provas comentadas como a conversa têm acesso gratuito, mas com lotação limitada e requerem a aquisição do copo oficial do evento, que custa dez euros e dá também acesso à mostra e prova de vinhos geral.

Trás-os-Montes em Prova – Porto
17 de maio


A Baixa do Porto volta a acolher o Trás-os-Montes em Prova, desta vez no Mosteiro de São Bento da Vitória, no dia 17 de maio. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, decorre este ano com um horário alargado: das 11 às 13 horas e das 15 às 20 horas. Estarão em destaque 25 produtores da região, alguns em estreia, e mais de 130 referências vínicas disponíveis para prova. Ao longo do dia, haverá ainda duas masterclasses conduzidas por José João Santos: “Arca de Noé de Vinhas Velhas” (das 11.30 às 13 horas) e “Vinhos além do óbvio e novos protagonistas” (das 16 às 17.30 horas). Ambas são gratuitas, mas requerem inscrição online. O bilhete para acesso à prova tem um custo de dez euros e pode ser adquirido exclusivamente no local, no próprio dia do evento.

ÉvoraWine - Évora
23 e 24 de maio

Nos dias 23 e 24 de maio decorrerá a décima edição do ÉvoraWine, na Praça do Giraldo, desta vez com cerca de 300 rótulos vínicos de 50 produtores e com uma festa de encerramento. O festival começa às 18 horas de sexta-feira (dia 23), com a sessão de abertura e a entrega dos prémios “Por todo o Alentejo”, que distinguem personalidades nas áreas do vinho, da gastronomia e da cultura da região. Às provas vínicas juntam-se os petiscos regionais dos restaurantes parceiros e uma agenda musical preenchida ao longo dos dois dias. Esta inclui os cantares tradicionais alentejanos dos Almocreves; o fado de Inês Villa-Lobos; o espetáculo de Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa; uma atuação de sevilhanas; e do Grupo Mala Conexion. O evento termina com uma novidade: a festa de encerramento ÉvoraWine Party, que decorre entre as 22.30 e as 2 horas de sábado (dia 24), na Horta das Laranjeiras, ao som do grupo Os Vizinhos e do DJ Pedro d’Orey. A entrada na festa tem o custo de cinco euros para os participantes do ÉvoraWine e de dez euros para os restantes, que deverão adquirir o bilhete no recinto. A entrada no ÉvoraWine é livre e o copo oficial de prova está disponível por 15 euros, podendo ser adquirido online.

Um Dia em São Miguel – Redondo, Évora
31 de maio

No dia 31 de maio, a Casa Relvas abre as portas da Herdade de São Miguel, em Redondo, para o evento Um Dia em São Miguel, que culmina numa tarde de sábado com vinho, azeite, gastronomia e animação. Com início às 14 horas e duração "até ao pôr do sol", esta iniciativa anual da Casa Relvas promove diversos momentos dedicados aos sabores e tradições do Alentejo. O programa inclui um bar com vinhos das várias gamas da casa, um show cooking conduzido pela equipa do Fogo da Terra — onde os chefs cozinham em redor da fogueira — e expositores com petiscos e iguarias regionais, como queijos, enchidos, pão e doces. No campo da animação cultural, há jogos tradicionais para os mais novos, tosquia de ovelhas e a roda de oleiro do Zé do Poço, com loiça típica do Redondo. A tarde contará ainda com provas comentadas de vinho e azeite, como “A arte de lotear azeite”, por Henrique Herculano; “A Casa Relvas em 10 vinhos”, por Alexandre Relvas Jr.; e “Sustentabilidade no Alentejo”, por João Barroso. Cada prova tem um custo de cinco euros, com bilhetes disponíveis online — e o valor será doado ao Banco Alimentar Contra a Fome de Évora. A componente musical do evento inclui a atuação de Miguel Araújo, o espetáculo dos Trovadores de Redondo e o jazz dos Seven Dixie. O bilhete de entrada custa 35 euros e pode ser adquirido através da Ticketline. A entrada é gratuita para menores de 18 anos, desde que acompanhados por um adulto.

Maria Lereno