O festival Lusco Fusco, que venceu a nona edição do Programar em Rede, decorre este sábado, dia 3 de maio, no Parque da Devesa, em Famalicão, com teatro e um mercado de artes holísticas, música e gastronomia.
Promovido pela Associação Cultural, Desportiva e Social 1.º de Maio e a Alçapão Academia, o festival propôs-se a "reativar e reinventar" as tradições portuguesas da queima do judas, ligando a sua figura a outras figuras do imaginário tradicional português que representam o mal, o acusado, o intimidador.
O ponto alto está agendado para as 19 horas, com um espetáculo que consiste num cortejo de figuras mitológicas coreografadas, acompanhadas de música tradicional. Culmina numa encenação teatral do julgamento e da queima do judas.
Antes, às 14.30 horas, decorre a peça de teatro infantil "De onde vêm as ideias", e às 15 horas abre o mercado de artes holísticas, música e gastronomia dinamizado por associações e outros parceiros.
O Programar em Rede pretende "envolver vários agentes culturais do concelho na concretização de um evento que se diferencie pela inovação e criatividade, pela capacidade de articulação de meios, pela mobilização e atração de público e pela descentralização da atividade cultural". Foi lançado em 2016 e o projeto vencedor recebe um apoio municipal de 10 mil euros.