Baião

Baião poderá ter ponte militar para repor estrada que desabou com mau tempo

Estrada está interdita desde 19 de outubro devido ao desabamento do pontão D.R.

Uma equipa do Regimento de Engenharia de Tancos esteve em Teixeiró, Baião, para avaliar a instalação de uma ponte militar que permita a travessia pedonal da ribeira que desabou com o mau tempo.

Aquela via está, desde o dia 19 de outubro, interdita a toda a circulação, devido ao desabamento parcial da estrada (pontão) na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró.

Em cima da mesa, segundo fonte autárquica, “ficou a possibilidade, ainda em estudo”, de instalação da ponte militar a jusante da zona de desabamento”, que obrigará a trabalhos de preparação dos acessos e de consolidação das áreas de apoio da estrutura, mas “que permitirá o desenvolvimento de obras de reparação ou reconstrução da ponte com vista à reabertura da circulação automóvel naquela via”.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Baião, Filipe Fonseca, responsável pela Proteção Civil, da visita resultou um relatório que será alvo de análise por parte do Município que decidirá sobre a viabilidade desta solução, estando também outras possibilidades em apreciação.

A visita dos militares a convite da autarquia foi acompanhada pelo comandante Sub-regional da Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros, pelo coordenador Municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, e por técnicos do município.

António Orlando