Porto

Tendinha dos Clérigos celebra 20 anos

Foto: Direitos Reservados

O icónico bar do Porto - Tendinha dos Clérigos - celebra 20 anos. O dia de aniversário foi ontem, mas a festa está marcada para esta quinta-feira à noite e conta, além da presença dos DJ"s habituais, com um concerto dos Baleia Baleia Baleia.

De uma "tasca" na Praça dos Poveiros, ao bar na Rua do Conde de Vizela. Foi assim que nasceu a Tendinha dos Clérigos, há 20 anos. "Tínhamos uma tasca nos Poveiros que era um sucesso. Passávamos um bocado de música e ficávamos ali, entre amigos, até às cinco ou seis horas da manhã", conta o proprietário da Tendinha. "A Praça dos Poveiros estava completamente cheia, tínhamos 50 mesas na esplanada. Tivemos que procurar um espaço maior e foi aí que encontrei a Tendinha dos Clérigos", acrescenta Alberto Fonseca.

Alternativo e um local de paragem na noite portuense, a Tendinha cresceu a par da cidade e atravessou diferentes gerações. "Abri a Tendinha como bar alternativo e, há 20 anos, o Porto era uma cidade com pouca gente. Houve uma altura em que um núcleo de pessoas descobriram a Tendinha e acabaram quase por nos "sufocar". Mas, hoje em dia, estamos a voltar há época inicial, onde temos clientes que realmente gostam de uma cena alternativa e de um rock diferente", explica o proprietário.

Esta quinta-feira, véspera de feriado, é dia de festejos, que começam com um concerto dos Baleia Baleia Baleia e seguem noite dentro com os DJ"s habituais.

Horário

A Tendinha dos Clérigos está aberta todas as sextas e sábados à noite e nas vésperas de feriado.

Concerto

A banda Baleia Baleia Baleia, que nasceu de uns concertos informais, numa sala de Cedofeita, no Porto, é formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria).

Diana Morais Ferreira