Desporto

Morreu o antigo internacional inglês Bobby Charlton

Sir Bobby Charlton Kazuhiro NOGI / AFP

Sir Bobby Charlton morreu, este sábado, aos 86 anos. Campeão do Mundo ao serviço da Inglaterra, em 1966, foi uma das grandes figuras futebolísticas da Grã-Bretanha e, em concreto, do Manchester United, clube que serviu de 1956 até 1973 e pelo qual marcou 199 golos em 606 partidas oficiais.

Nascido em Ashington, Northumberland, Bobby Charlton seguiu as pisadas do irmão mais velho, Jack, ao lado de quem conquistou o Mundial de 1966, tendo sido a grande figura da meia-final frente a Portugal, marcando os dois golos da seleção dos Três Leões frente à equipa das quinas, que haveria de reduzir por Eusébio aos 88 minutos. 

O sucesso garantiu-lhe a conquista da Bola de Ouro desse ano, sendo segundo classificado nas votações dos dois anos seguintes, numa das eras douradas do futebol inglês e do Manchester United, que ainda recuperava de uma tragédia que Bobby Charlton também sentiu na pele. 

Em 1958, e no regresso a Inglaterra após eliminar o Estrela Vermelha de Belgrado nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus, o avião que transportava a comitiva dos red devils parou para abastecer em Munique, na Alemanha. 

O mau tempo e um problema no motor fez abortar a descolagem duas vezes e a terceira tentativa terminou em tragédia. As condições escorregadias da pista levaram a que o avião não ganhasse velocidade suficiente e embatesse na rede, despenhando-se de seguida e embatendo numa casa próxima do aeroporto. Das 44 pessoas que seguiam a bordo, morreram 23 e Bobby Charlton ficou inconsciente preso ao banco, tendo sido resgatado pelo guarda-redes Harry Gregg, que o conduziu para um local seguro.

Depois de superar a tragédia de Munique, Charlton tornou-se num dos maiores jogadores ingleses de todos os tempos, fazendo um total de 914 jogos e 309 golos - 106 internacionalizações por Inglaterra com 49 tentos marcados - e conquistando, além do já referido Mundial de 1966, uma Taça dos Campeões Europeus, três Ligas inglesas, uma Taça de Inglaterra e quatro supertaças. 

Além do Manchester United, o antigo médio/avançado jogou no Preston North End, Waterford, Newcastle United, Perth Azzurri e Blacktown City e teve uma curta carreira como treinador, durante dois anos no Preston North End. 

Miguel Pataco