This browser does not support the video element.
As zonas altas da região do Alto Minho acordaram esta terça-feira pintadas de branco devido à queda de neve. Freguesias de montanha como Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, em Melgaço, e Gavieira, em Arcos de Valdevez, apresentam esta manhã paisagens típicas de inverno.
Luís Matos, responsável da Proteção Civil Municipal de Melgaço, afirma que não foi registada qualquer ocorrência relacionada com o nevão, que afetou zonas “à cota de 900 a 1000 metros”. “Não houve estradas interrompidas e os transportes escolares, que normalmente é o que preocupa mais, saíram”, indicou, referindo que a população serrana de Melgaço já se vai habituando a este tipo de “nevões tardios”. “Há dois anos, caiu neve a 29 de abril”, indicou, assinalando a acentuada variação de temperaturas sentida em poucos dias. “Na última semana tivemos temperaturas de verão, perto dos 30 graus, e hoje temos as mínimas a rondar os 2 ou 3 graus”, comentou, referindo que, segundo as previsões, é provável que até quarta-feira ainda volte a nevar.
Em Castro Laboreiro, o proprietário de uma pastelaria local, Adílio Pereira, que anuncia todas as manhãs nas redes sociais, com fotografias e, por vezes, vídeos, a meteorologia aos seus seguidores, escreve: “A neve de abril devia ser águas mil. É o açúcar da Páscoa”.
Em Arcos de Valdevez, o autarca da freguesia de Cabana Maior, publicou na sua página de Facebook, fotografias e vídeos, da neve, e escreveu: “Paisagem rara em abril (…) 15 de abril de 2025. Sim, está a nevar. A magia da natureza revelou-se esta manhã com a serra coberta por um imenso manto de neve”.