Esloveno da UAE-Emirates venceu penúltima tirada da Volta a França, superando o camisola amarela Jonas Vingegaard que foi terceiro, mas manteve liderança, sendo o virtual vencedor da prova, já que a derradeira etapa, este domingo, é apenas de consagração.
Tadej Pogacar arrancou, hoje, um prémio de consolação nesta sua prestação no Tour, vencendo a 20.ª e penúltima etapa da corrida, confirmando que vai terminar a prova no segundo lugar, atrás do atual líder Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que terminou a jornada do dia na 3.ª posição e manteve os 7.29 minutos de vantagem, na geral, para o principal rival.
O dinamarquês praticamente confirmou que será o vencedor da edição de 2023 da Volta a França, pela segunda vez consecutiva, bastando-lhe, este domingo, terminar a etapa de consagração, que vai levar o pelotão até à meta final em Paris.
Ainda nas contas da geral, Adam Yates (UAE-Emirates) confirmou que estará no lugar mais baixo do derradeiro pódio na capital francesa, ficando o seu irmão Simon Yates (Jayco-AlUla) no quarto lugar, superando o espanhol Carlos Rodrigues (INEOS) que cedeu tempo nesta etapa e fechará o top-5 final.
Esta última tirada, de 133,5 quilómetros montanhosos entre Belfort e Le Markstein, foi animada por uma fuga do francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), que andou algumas dezenas de quilómetros a liderar a jornada, para gáudio dos muitos franceses presentes nas bermas das estradas.
O sonho dos gauleses de verem o herói local vencer a etapa esfumou-se a 11 quilómetros da meta, quando foi alcançado por Pogacar, Vingegaard e Félix Gall (AG2R-Citroen).
O trio assumiu, então, as despesas na parte final da etapa, e mesmo tendo a companhia dos irmãos Yates nos derradeiros quilómetros, discutiu entre si, e ao sprint, a vitoria do dia, com Pogacar a ser mais forte, Gall a surgir no segundo lugar, e o camisola amarela a fechar o pódio da jornada.
Este domingo disputam-se os derradeiros 115,1 quilómetros desta Volta a França, entre Saint-Quentin-en-Yvelines e Paris, que não vai promover mexidas na classificação geral, sendo a etapa para ser decidida ao sprint.