Justiça

Fazia-se passar por polícia para fazer cobranças difíceis

PJ deteve o trio Arquivo

Três homens suspeitos de sequestrarem e extorquirem um estrangeiro de 57 anos para o obrigar a pagar uma dívida de 70 mil euros foram detidos pela Polícia Judiciária de Coimbra, em Lisboa. Não será a única vítima do trio.

Os detidos trabalham para uma empresa de recuperação de créditos de Lisboa e um deles fazia-se passar por elemento da PJ para amedrontar os devedores e assim evitar que as vítimas apresentassem queixa. Este homem era alvo de um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão por uma condenação relativa a crimes de abuso de confiança  e falsificação.

Os indivíduos, com idades entre 27 e 59 anos eram contratados por empresários para cobrar dívidas e ficavam com 30% do valor.

“A coberto de uma empresa de recuperação de créditos, atraíram, sequestraram e ameaçaram com arma de fogo a vítima”, adianta a PJ.

O objetivo passava por coagi-la a pagar uma dívida que tinha para com uma empresa de exploração e transformação de pedras naturais.

Na mesma investigação, iniciada em fevereiro de 2022, a PJ identificou o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida, entretanto constituído arguido. Foi este que contratou e prometeu pagar aos três homens uma “percentagem considerável do valor em causa”.

Levados a primeiro interrogatório, dois dos detidos ficaram com apresentações semanais às autoridades e o terceiro, que tinha o mandado pendente foi levado para a cadeia. 

Alexandre Panda