Cultura

Fado, eletrónica e poesia urbana no novo disco de Rita Vian

"Sensoreal" é o segundo disco da artista, editado dois anos depois da estreia com "Caos'a" Leonardo Negrão/Global Imagens

 A cantora Rita Vian edita na sexta-feira o primeiro álbum, "Sensoreal", no qual "explora várias dimensões", como composição, escrita, produção e imagem, e que irá apresentar ao vivo em dezembro no Lux, em Lisboa.

Em "Sensoreal", Rita Vian segue "na exploração das conexões entre eletrónica, fado e poesia urbana", iniciada no EP de estreia, "Caos'a".

"Munida da palavra como arma principal para tudo o que o seu universo comunica, Rita Vian tem em 'Sensoreal' o ensaio do presente artístico, de uma manifestação poética e estética que marca a sua estreia em álbuns", refere a Arruada.

Rita Vian editou em 2021 o primeiro registo em nome próprio, "Caos'a", produzido pelo músico e produtor Branko.

Antes disso, gravou com Mike el Nite, Benji Price e DJ Glue, fez parte dos Beautify Junkiards, e foi lançando músicas soltas, construídas em casa depois de um dia de trabalho como empregada de bar.

Com uma escrita visual e densa, e com um timbre no qual transparece o fado e a música tradicional, Rita Vian explora em "Sensoreal" "várias dimensões como composição, escrita, produção e imagem".

O concerto de apresentação do álbum está marcado para 07 de dezembro, no Lux, em Lisboa.

JN/Agências