Porto

Mau tempo obriga ao corte das Avenidas D. Carlos I e Gustavo Eiffel no Porto

Estado do tempo vai piorar, com vento e agitação marítima José Mota/Global Imagens

A previsão de agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada desta segunda-feira obriga ao corte da circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I e na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto.

Prevê-se precipitação forte, vento forte e agitação marítima. A barra do Porto do Douro vai estar fechada à navegação a partir das 17 horas, segundo informação da Capitania. Será fechado o acesso pedonal aos molhes.

De acordo com a Câmara do Porto, a Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, irá ser interrompida a partir das 21 horas desta segunda-feira. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo efetuada uma reavaliação na quarta-feira.

Também a circulação automóvel e pedonal na Avenida Gustavo Eiffel será interrompida a partir das 23 horas desta segunda-feira. O trânsito será restabelecido logo que estejam reunidas condições de segurança, após reavaliação.

Segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, durante terça-feira, com avisos Amarelo e Laranja.

Relativamente ao vento forte, este será do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas. Face às previsões do IPMA, devido à agitação marítima é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar.

Os avisos Amarelo e Laranja correspondem a "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica" e "situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Redação