Maia

Todos os agrupamentos escolares da Maia terão ensino profissional

Cerimónia de assinatura do protocolo Direitos Reservados

Todos os agrupamentos escolares da Maia vão ter cursos profissionais de nível secundário, no âmbito de um acordo estabelecido entre a Câmara e a Iniciativa Educação para a implementação do programa “Ser Pro”.

Neste ano letivo, os cursos profissionais estão disponíveis nos agrupamentos de Águas Santas, Castêlo da Maia, Maia e Pedrouços, com quatro opções: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico Auxiliar de Saúde. No futuro, a oferta deverá ser alargada aos restantes agrupamentos. 

O objetivo é reforçar o ensino profissional, “que não pode ser encarado como uma segunda oportunidade”, sublinhou a vice-presidente da Câmara, Emília Monteiro. “O ensino profissional é de valor acrescentado e afirma-se em paralelo com as suas características”, acrescentou a também vereadora da Educação.

O “Ser Pro” prevê a colaboração com a Universidade da Maia e um conjunto de empresas e entidades empregadoras, que permitem adequar a oferta formativa às necessidades da região.

“Na Maia, a oferta educativa e formativa em matéria de ensino profissional é muito interessante, posto que disponibiliza aos jovens que, porventura mais rapidamente querem entrar no mundo do trabalho e abraçar uma carreira profissional, um catálogo de cursos técnicos e profissionais que encontra boa recetividade por parte das empresas e do tecido económico local e regional”, assinalou o presidente da Autarquia, António Silva Tiago.

Redação