A forte chuva que caiu sobre o Porto nas primeiras horas desta sexta-feira à noite obrigou ao encerramento de várias artérias na cidade, incluindo a Avenida Gustavo Eiffel e o Túnel de Ceuta.
Foram dezenas as ocorrências recebidas pelas corporações de bombeiros portuenses no espaço de menos de uma hora. A maior parte "situações sem gravidade de maior", relacionadas com pequenas inundações em domicílios, como afirmaram os Sapadores do Porto, mas que obrigaram à mobilização de meios para o local.
Nas ruas da cidade, a confusão foi ainda maior, obrigando mesmo ao corte do trânsito no Túnel de Ceuta ou Avenida Gustavo Eiffel.
As inundações foram extensivas a outros locais. A Rua da Boavista, que liga a Praça da República à Avenida da Boavista, também ficou alagada. Junto às instalações do Fluvial Portuense, a queda de árvores e o entupimento do saneamento básico - cenário habitual sempre que chove, como relataram ao JN os moradores - dificultaram o trânsito.
Devido à chuva, a circulação automóvel na VCI ficou praticamente interrompida, apesar da hora tardia.
Grande Porto, Braga e Viana do Castelo com dezenas de ocorrências
Os distritos de Viana do Castelo e Braga e a Área Metropolitana do Porto registaram desde o final da tarde dezenas de ocorrências por causa da chuva forte. Num balanço realizado feito pelas 21.45 horas, fonte do comando nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que, àquela hora, estavam ativas 48 ocorrências, 22 das quais na sub-região do Cávado e 16 no Alto Minho.
Também a Área Metropolitana do Porto registava oito ocorrências, acrescentou, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Valongo ou Maia - sobretudo inundações na via pública e em algumas habitações, sem registo de feridos ou danos estruturais, mas também ocorrências por movimentações de terra nas mesmas regiões.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou até às 0 horas de sábado os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga em alerta laranja devido à chuva "forte e acompanhada de trovoada". Quinze distritos - Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga - estão em alerta amarelo até às 3 horas de sábado. Também os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão em alerta amarelo até às 3 horas de sábado por causa de trovoadas "frequentes e dispersas".